VenaSeal Closure System da Medtronic é avaliado em pacientes com refluxo venoso superficial
A Medtronic anunciou novos dados clínicos sobre o VenaSeal closure system demonstrando resultados consistentes a longo prazo e melhora da qualidade de vida. Os dados foram apresentados no Charing Cross em Londres.
O VenaSeal é um procedimento não-tumescente, não-térmico, não-esclerosante que usa uma substância adesiva para obliterar veias superficiais dos membros inferiores, particularmente a Veia Safena Magna (VSM). Novos dados de dois anos do estudo VeClose pivotal trial foram apresentados no Charing Cross pelo Dr. Raghu Kolluri. A oclusão completa da VSM ocorreu em 94,3% dos pacientes tratados com o VenaSeal. Se forem comparados aos 94% de êxito com o dispositivo, também da Medtronic, ClosureFast, demonstra resultados de não-inferioridade a longo prazo.
O estudo VeClose comparou o VenaSeal com o padrão-ouro, o dispositivo ClosureFast de ablação por radiofrequência. Foram randomizados 242 pacientes com refluxo sintomático de Veia Safena Magna. Os resultados do estudo europeu eSCOPE de 3 anos também foram apresentados no Charring Cross.
Dos 70 pacientes tratados com VenaSeal, não houve recanalização da VSM em 88,5%, demonstrando resultados duráveis e persistentes. Este estudo consistiu num trial multicêntrico, prospectivo, com um único grupo submetido a tratamento da insuficiência da VSm com o VenaSeal. Este dispostivo está disponível atualmente nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Chile, Africa do Sul, Austrália, Canada, Europa, Emirados Árabes Unidos, Hong Kong e Turquia.