Resultados viscerais avaliados em pacientes tratados com dispositivos de EVAR da Zenith
Pesquisadores compararam os resultados renais em pacientes tratados com as endopróteses Zenith AAA e Zenith Fenetrada nos Estados Unidos.
Objetivos
O reparo endovascular Fenestrated (FEVAR) foi usado para tratar aneurismas aórticos abdominais complexos (AAA). O risco de deterioração da função renal em comparação com o reparo da aorta infrarrenal endovascular (EVAR) não foi determinado.
Métodos
Os pacientes com função renal preservada (taxa de filtração glomerular estimada> 45 mL / minuto) inscritos em dois estudos prospectivos, não randomizados, que avaliaram enxertos Zenith Fenestrated e AAA foram comparados (1: 2) por índices de propensão por idade, gênero, hipertensão, diabetes e eGFR pré-operatório. Sessenta e sete pacientes foram tratados por FEVAR e 134 no grupo de controle foram tratados por EVAR. O seguimento médio foi de 30 ± 20 meses. Os resultados incluíram lesão renal aguda (IRA) definida por RIFLE e alterações na creatinina sérica (sCr), eGFR e doença renal crônica.
Resultados
O nível de dano renal em um mês foi semelhante entre os grupos, com declínio de 25% na FGEe observada em 5% do FEVAR e 9% dos pacientes com EVAR (p = 0,39). Não houve diferenças significativas na diminuição de > 25% na TFGe aos 2 anos (FEVAR 20% vs. EVAR 20%; p> .99) ou 5 anos (FEVAR 27% contra EVAR 50%; p = 0,50). A evolução para a fase IV-V foi similar em dois anos (FEVAR 2% contra EVAR 3%, p> 0,99) e cinco anos (FEVAR 7% contra EVAR 8%, p> 0,99), com similar sCr e EGFR até 5 anos. Durante o acompanhamento, houve mais estenose / oclusão da artéria renal (15/67 [22%] contra 3/134 [2%], p <.001) e reintervenções renais relacionadas (12/67 [18%] contra 4/134 [3%], p <0,001) em doentes tratados com FEVAR. A taxa de progressão para insuficiência renal com necessidade de diálise foi baixa e idêntica nos dois grupos (1,5% vs. 1,5%, p> 0,99).
Conclusões
O reparo aórtico com FEVAR e EVAR foi associado a taxas semelhantes de deterioração da função renal em pacientes com função renal pré-operatória preservada. As reintervenções renais foram maiores após o FEVAR, embora as alterações líquidas na função renal tenham sido semelhantes nos dois grupos.