Resultados iniciais promissores com a embolização no tratamento do “cotovelo de tenista” são apresentados no SIR 2019
Pacientes com epicondilite lateral (ou “cotovelo de tenista”) que não apresentavam melhora com o tratamento conservador podem ter bons resultados com embolização arterial transcateter (TAE), de acordo com os resultados apresentados por Yuji Okuno nas Sessões Científicas Anuais da Sociedade de Radiologia Intervencionista (SIR) 2019, em Austin, Texas.
Dr. Okuno da Okuno Clinic em Tóquio, Japão, é pioneiro no uso da embolização em aplicações musculoesqueléticas. Eles compartilhou resultados de médio prazo de um estudo prospectivo com 52 pacientes tratados com TAE para “cotovelo de tenista” entre março de 2013 e outubro de 2017. Pacientes inscritos no estudo indicaram sentir dor de moderada a grave resistente aos tratamentos clínico otimizado por mais de 3 meses e que sentiam os sintomas por mais de 6 meses. Okuno relatou presença de neovascularização como decorrência do processo inflamatório em todos os indivíduos. Foi utilizado um composto de imipenem / cilastatina sódica que forma uma partícula temporária para embolizar o fluxo sanguíneo anormal.
Os resultados incluem uma diminuição significativa nos índices funcionais do ombro, braço e mão em 1, 3, 6 e 24 meses.. Além disso, a ressonância magnética de 2 anos de acompanhamento foi realizada em 32 pacientes, sendo evidenciada melhora no aspecto radiológico inflamatório. Nenhum paciente apresentou complicações adjacentes, como necrose da medula óssea, perda de cartilagem ou atrofia muscular.
“O cotovelo de tenista é uma doença de difícil tratamento, deixando muitos pacientes incapazes de realizar as tarefas mais simples, como pegar seus filhos no colo, cozinhar, ou até mesmo trabalhar em um computador. Com essa frustração, muitos pacientes recorrem à cirurgia convencional após anos de fisioterapia e uso de medicamentos sem resultados”, disse Okuno no anúncio da SIR. “Estávamos interessados em ver se essa técnica, já em uso em outras áreas do corpo, seria eficaz para essa condição debilitante comum e se ajudaria as pessoas a recuperar imediatamente uma série de movimentos tão comuns para nós nas nossas tarefas diárias.”
Fonte: Endovascular Today
Imagem: Medi
Baixe o app Endovascular Brasil
Disponível para iPhone e Android
Download gratuito
Acompanhe as novidades no Facebook