Resultado de dois anos do estudo RESCUE confirma superioridade do stent-revestido Fluency
O resultado de dois anos do estudo RESCUE foi publicado no Journal of Vascular and Interventional Radiology (JVIR). O RESCUE analisou a eficácia e a segurança do stent revestido Fluency Plus, da Bard, versus a angioplastia com balão convencional (POBA) para o tratamento de reestenose intrastent da via de saída venosa em pacientes com fístulas arteriovenosas.
O estudo RESCUE contou com 275 pacientes de 23 centros nos Estados Unidos. Os participantes foram divididos, randomicamente, entre os que receberam implante do stent revestido ou angioplastia com balão convencional. Os objetivos primários do estudo eram analisar a perviedade primária (PP) em seis meses e segurança em 30 dias.
Os investigadores do RESCUE reportaram um PP em seis meses significativamente maior para o Fluency versus POBA (18,6% vs 4,5%; P<0,001) e com segurança comparável (Fluency, 96,9%; POBA, 96,4%; P=0,003). Eles demonstraram que as curvas de PP permaneciam superiores para o stent-revestido durante os 24 meses.
Logo, os pesquisadores concluíram que o uso do Fluency evidenciou melhor PP que o POBA no tratamento de reestenose intra-stent para pacientes portadores de fístulas arteriovenosas autólogas ou com enxerto.