Referências americanas divulgam diretrizes para doença arterial de membros inferiores
As diretrizes da American Heart Association (AHA) e do American College of Cardiology (ACC) sobre o tratamento de pacientes com doença arterial periférica de extremidade inferior foram publicadas online por Marie D. Gerhard-Herman. O conteúdo está disponível no Journal of American College of Cardiology e na publicação Circulation de novembro de 2016. Gerhard-Herman atua como presidente do Comitê de Redação para a força-tarefa da AHA / ACC sobre diretrizes de prática clínica.
Estas diretrizes abordam a avaliação clínica para doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) e fornecem recomendações sobre: testes diagnósticos para pacientes com suspeita de DAOP de membros inferiores (claudicação ou isquemia crítica de membros), rastreamento de doença aterosclerótica em outros leitos vasculares para pacientes com DAOP, terapia médica, exerc’icios supervisionados, minimizar amputações, revascularização para claudicação, tratamento da isquemia crítica, tratamento da isquemia aguda dos membros e acompanhamento a longo prazo. Finalmente, o artigo discute falhas de evidências e direções futuras para a pesquisa na compreensão do tratamento da doença arterial periférica.
Nas diretrizes, o comitê identificou três prioridades para melhorar os cuidados de saúde para pacientes com doença arterial periférica: (1) usar o índice tornozelo-braço como o teste inicial para estabelecer o diagnóstico de DAOP em pacientes com histórico ou com resultados de exames físicos sugestivos de doença arterial periférica; (2) assegurar o acesso a programas de exercícios supervisionados para pacientes; (3) incorporar resultados centrados no paciente no processo de aprovação regulamentar de novas terapias médicas e tecnologias de revascularização.
Fonte: