Endoprótese Ramificada de Ilíaca Excluder (IBE) aprovada no Canadá
A Gore e Associados anunciou a liberação no Canadá da endoprótese ramificada de ilíaca Excluder para o tratamento de aneurismas da artéria ilíaca comum ou aortoilíacos.
Esta endoprótese recebeu o CE MARK europeu em 2013, liberação na Austrália e na nova Zelândia em 2015 e aprovação do FDA americano em fevereiro de 2016.
Utilizada em conjunto com a Excluder C3 para aneurismas abdominais, a IBE preserva fluxo para as artérias ilíacas externa e interna. A companhia afirma que no estudo clínico realizado nos Estados Unidos não houve relatos de claudicação glútea ou incidência de novo episódio de disfunção sexual até 6 meses de acompanhamento.
O sistema IBE possibilita o tratamento de artéria ilíacas internas de 6,5-13,5mm de diâmetro e ancoragem em ilíacas externas de 6,5-25mm de calibre. A endoprótese possui perfil de 16Fr para o componente principal e 12Fr para o ramo da ilíaca interna. A endoprótese utiliza os mesmos materiais dos outros componentes da Gore (estrutura de nitinol recoberta por PTFe).