Dispositivo de aterectomia Pantheris SV recebe autorização do FDA
A Avinger, desenvolvedora de sistemas de cateteres para procedimentos guiados por imagem para o diagnóstico e tratamento de pacientes com doença arterial periférica (DAOP), anuncia que o Pantheris SV sistema de aterectomia guiado por imagem acab de receber autorização do FDA.
Este dispositivo é uma extensão da linha de produtos da plataforma Lumivascular, usados para aterectomia guiada por imagem. O Pantheris SV deve expandir o mercado disponível para a linha de produtos em até 50% e permitir que a empresa atenda uma parcela maior do mercado de aterectomia, estimado em 500 milhões dólares. Projetado com perfil menor que o do Pantheris, o equipamento para vasos pequenos é indicado para o tratamento da DAOP em vasos de 2 mm a 4 mm de diâmetro. O novo dispositivo incorpora as principais melhorias introduzidas na plataforma com o novo sistema Pantheris em junho de 2018. Isso inclui um shaft mais rígido para melhor navegabilidade, um refinamento da Tomografia de Coerência Óptica (OCT) e um dispositivo de corte melhorado.
Jaafer Golzar, diretor médico da Avinger comentou: “Esta extensão da linha de produtos representa um avanço significativo para pacientes com DAOP, em particular aqueles com doença infrapatelar. A DAOP infrapatelar apresenta vários desafios e os médicos têm poucas ferramentas minimamente invasivas que sejam eficazes para tratar esses pacientes. O Pantheris SV usa uma combinação de aterectomia direcional guiada por OCT fornecendo várias vantagens clínicas entre elas: maximizar o ganho luminal sem causar lesão vascular e capacidade de realizar medições precisas do vaso”.
A aterectomia é um tratamento minimamente invasivo para DAOP, no qual um dispositivo é usado para remover placas ateroscleróticas de um vaso sanguíneo. A tecnologia Lumivascular permite que a aterectomia seja vista por dentro da artéria em tempo real utilizando a tomografia de coerência óptica, ou OCT. A aterectomia realizada com outros dispositivos se baseia exclusivamente no controle visual com a radioscopia, bem como no feedback tátil, para orientar suas intervenções enquanto tratam uma doença arterial complicada. Com a abordagem Lumivascular, os cirrgiões podem tratar lesões de maneira mais agressiva e completa, graças às imagens de OCT em tempo real geradas de dentro da artéria, sem expor os profissionais de saúde e pacientes aos efeitos negativos da radiação ionizante.
Fonte: Vascular News
Imagem: Vascular News
Baixe o app Endovascular Brasil
Disponível para iPhone e Android
Download gratuito
Acompanhe as novidades no Facebook