CIRSE atualiza posicionamento sobre uso de paclitaxel em artérias periféricas
A Sociedade Radiológica Cardiovascular e Intervencionista da Europa (CIRSE) divulgou uma declaração sobre o uso de balões e stents com paclitaxel no tratamento da doença arterial periférica (DAOP). O posicionamento vem em resposta ao artigo publicado, no ano passado, por Konstantinos Katsanos (Patras, Grécia) e colegas no Journal of American Heart Association.
A declaração da CIRSE afirma:
“Debates recentes em vários congressos globais, correções em estudos originais e uma atualização do FDA sugerem que há um sinal de segurança associado ao uso de balões e stents com paclitaxel em pacientes com DAOP. Uma revisão preliminar feita pelo FDA de três estudos randomizados controlados (975 pacientes com dados de seguimento de cinco anos) comparando balões e stents com paclitaxel com angioplastia ou stent convencionais confirmou uma mortalidade maior em pacientes tratados com produtos com paclitaxel. Houve um aumento de 50% na mortalidade em pacientes tratados com produtos de paclitaxel”.
“Claramente, esses resultados são preliminares e devem ser interpretados com cautela. Os estudos envolveram, principalmente, pacientes claudicantes e exclusivamente lesões femoro-poplíteas e não lesões abaixo do joelho”.
“Enquanto isso, e até que mais informações estejam disponíveis, o CIRSE não vê outra alternativa senão tomar os seguintes posicionamentos:
- Na maioria dos pacientes submetidos à revascularização endovascular de membros inferiores, devem ser utilizadas alternativas aos dispositivos com drogas.
- Para alguns pacientes com risco particularmente elevado de reestenose, os médicos devem pesar a relação risco-benefício com o uso desses dispositivos.
- Dispositivos com droga devem ser usados somente após um termo de consentimento informado completo seja assinado pelo paciente.
- Todos os pacientes que já receberam dispositivos de eluição com paclitaxel devem ser acompanhados para avaliar o possível efeito na mortalidade”.
Fonte: Vascular News
Imagem: Wikipedia
Baixe o app Endovascular Brasil
Disponível para iPhone e Android
Download gratuito
Acompanhe as novidades no Facebook